O artigo em questão é uma revisão bibliográfica sobre governança de dados e sua aplicabilidade em cidades inteligentes. A revisão tem como objetivo identificar os componentes da governança de dados e os fatores críticos de sucesso para implementação da governança de dados em cidades inteligentes.
Os autores realizaram uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2010 e 2020, utilizando uma estratégia de busca por palavras-chave para identificar artigos relevantes.
Eles analisaram os artigos selecionados para identificar os componentes da governança de dados e os fatores críticos de sucesso para implementação da governança de dados em cidades inteligentes.
A revisão identificou vários componentes da governança de dados que são necessários para que as cidades inteligentes gerenciem seus dados de forma eficaz. Esses componentes incluem política, conformidade e questões legais; engajamento das partes interessadas; organização e responsabilidades; classificação de dados; qualidade de dados; acesso a dados; gerenciamento de dados; e princípios.
A revisão também identificou fatores críticos de sucesso para implementação da governança de dados em cidades inteligentes, incluindo liderança, colaboração, comunicação e tecnologia.
Os autores destacam que as partes interessadas desempenham um papel fundamental na governança de dados em cidades inteligentes. Diferentes atores de diferentes setores têm objetivos e requisitos diferentes, e a colaboração entre eles é considerada necessária para uma implementação sustentável e bem-sucedida de uma cidade inteligente. As partes interessadas estão envolvidas em diferentes níveis do processo de dados, desde a coleta até a disponibilização. É importante conhecer quais partes interessadas estão ativas em qual fase do processamento de dados e garantir a comunicação necessária, regulamentações, diretrizes de cooperação e contratos.
A dimensão da “organização” compreende três aspectos: o caráter colaborativo e abrangente da governança de dados, a consideração dos interesses e necessidades das partes interessadas e o processo de transformação e mudança. A literatura inclui papéis e responsabilidades que podem ser atribuídos à dimensão da organização, como o responsável pelos dados, o responsável pela tecnologia, o responsável pela governança, o comitê de dados, o provedor de dados, o consumidor de dados, o sujeito de dados e o coletor de dados. No entanto, a literatura não explica detalhadamente esses papéis e responsabilidades.
O artigo completo pode ser acessado em:
http://hdl.handle.net/10125/79666